Desobediência e Negociação.

Como é que a desobediência se liga à negociação? Vamos falar de pré-adolescentes e adolescentes dos 11 aos 19 anos. 

Pensemos juntos: um pré ou já adolescente é uma pessoa numa fase do desenvolvimento especialmente sensível. Pela imersão em hormonas, imersão nos desafios da vida e na descoberta de si próprio. Para que esta etapa se vá diluindo num jovem adulto saudável, eles precisam de: fechar a porta do quarto para a tal privacidade que nos apanha de surpresa, falar mal de vez em quando (duas vezes por semana), reclamar mais tempo para tudo (computador, tablet, amigos, dormir, ...) pôr-se, esperamos nós, ligeiramente em risco, descobrir o seu corpo, os namorados, as decepções, as saídas à noite (não aos 11 anos!) entre outros fenómenos tão genuinamente típicos dos nossos adolescentes. 

Perante este espaço temporal, tão longo e sensível, temos várias hipóteses de lidar com eles. No entanto, a negociação parece-me a ferramenta chave desta estória. Chegou a altura em que dizer,  já percebi que isso é mesmo importante para ti vamos pensar juntos se isso é possível se reveste de uma importâcia fundamental. Nesta fase, o que queremos avaliar é a vontade e o motivo  da necessidade da proposta do nosso filho. Assim, negociar poderá ser uma forma os conhecermos melhor e de os responsabilizar sobre o resultado final e promover o sentido de compromisso com a decisão tomada. Ora veja:

- Temos duas hipóteses: ou não vais ou para ires eu vou buscar-te Às 22h. Pensa por favor qual a hipótese que preferes. 

- Percebo que queres muito umas sapatilhas novas. Posso pensar em aumentar-te a mesada (Vou falar em breve sobre a importância da gestão do dinheiro desde os 6 anos!) e depois poderás comprar. 

AH! um nota muito importante: os adolescentes precisam de se sentir importantes, envolvidos e valorizados por isso nada como envolvê-los, quando possível, nas decisões!

Até já*

Maria Andresen